Os pais e professores no desenvolvimento da criança


fasesdodesenvolvimentoinfantil
ATÉ 3 ANOS: A agressividade nesta idade é considerada natural,uma manifestação de desejos que a criança não sabe expressar em palavras. Sem gritar, brigar os pais e professores devem impedir que as crianças machuquem os colegas. Basta ensinar a criança, de maneira firme e objetiva que ela não pode morder ou bater nos amigos, dizendo: Não pode!
DE 3 A 7 ANOS: Nesta fase,a criança precisa de limites básicos e pode reagir de forma agressiva ao deparar-se com eles. O caminho é impor limites sem ameaças ou surras ou violências que causam mais raiva e ressentimentos. Nesta idade a criança precisa de educação e, principalmente de carinho.Se ela se jogar no chão de birra, cuspirmos pais,professores ou ameaçar esbofeteá-los,os pais e professores devem impedi-la com um sonoro Não, e ficar sério, dizendo que não gosta desta atitude. Não dê assistência ao “espetáculo teatral da birra”. Sem assistência tudo melhora.
COMO AGIR

Brincadeiras com materiais de texturas pastosas (massa, argila, areia) ajudam a aliviar a tensão infantil. Utilize o teatro com fantoches ou histórias reais.

Dar limites.Sempre que necessário diga não.Mas tente uma explicação breve. Em alguns casos o “não pode porque não é certo, ou porque não quero é inevitável. Não se sinta constrangido  em impor sua autoridade.

Perguntar o motivo de uma agressão. Mesmo que a criança não responda, ela vai pensar. Faça-o pedir desculpas à criança agredida.

Seja paciente. Repita todas as vezes que o ato agressivo se repetir.

Propicie um ambiente calmo. Ter um momento de calma e relaxamento.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s