Trabalhando com o Material Cuisenaire


                                
Objetivos

  Aproveitar o conhecimento acumulado, apontar o erro e estimular o aluno a  compreendê-lo e corrigi-lo.

  Identificar e reconhecer os recursos dos jogos.

  Reconhecer a utilização do material para desenvolver o raciocínio lógico, agilizando assim: a estimativa, o arredondamento, o cálculo mental, aumentando a concentração no processo de resolução de problemas, as operações e conceitos de estimativas.

  Desenvolver a investigação, desafios e exploração de conceitos e ideias.

  Relacionar idéias, formular e testar hipóteses, fazer pequenas explorações e concluir com a manipulação do material concreto.

  Levar o aluno a descobrir ou compreender os conceitos matemáticos: sucessor, antecessor, maior, menor, antes de, depois de, estar entre.

Material a ser utilizado

  Caixa de Material Cuisenaire de madeira, industrializado ou confeccionado pelo professor e distribuído para os alunos.

  Lápis preto e de cor, régua, tesoura, folha de papel quadriculado (1 cm x 1 cm), caderno para as anotações das descobertas.

  Cartolinas e canetas.

  Saquinhos ou envelopes para guardar o material Cuisenaire de cartolina onfeccionado pelos alunos.

Procedimentos

1ª Etapa: Formulação dos Problemas

  Que número vem “depois” do 10? E “antes” dele?

  Que número está “entre” o 7 e o 9?

  Qual aluno é o “menor” da classe? E o “maior”?

2ª Etapa: Sensibilização
O Material Cuisenaire foi idealizado pelo professor belga Georges Cuisenaire. Ele é formado por peças de madeira (barras) em 10 cores e em comprimentos que variam de 1 a 10 centímetros. A peça-unidade é o cubo de 1 cm x 1 cm x 1 cm. Para cada comprimento há uma cor. Observe:

branca ou natural = 1 unidade
• barra vermelha = 2 unidades
• barra verde-clara = 3 unidades
• barra tira lilás = 4 unidades
• barra tira amarela = 5 unidades
• barra tira verde-escura = 6 unidades
• barra tira preta = 7 unidades
• barra tira marrom = 8 unidades
• barra tira azul = 9 unidades
• barra tira laranja = 10 unidades

  Se houver possibilidade, explore com seus alunos a manipulação da caixa de “Material Cuisenaire” de madeira.

  Confeccionar o material em cartolina, com antecedência, da seguinte maneira:

  Desenhe numa folha: 10 barras brancas, 6 barras vermelhas, 4 barras verde-claras, 4 barras lilases, 3 barras amarelas, 3 barras verde-escuras, 3 barras pretas, 3 barras marrons, 3 barras azuis, 3 barras laranja.

  Faça cópias em cartolina e distribua uma folha para cada aluno.

  Peça para os alunos pintarem as barras de acordo com as cores do material e
depois recortarem.

  Coloque cada material em um envelope ou saco plástico.

  Desenhe o material em tamanho maior numa cartolina, para deixá-lo exposto no mural. Pela observação visual, a criança fixa melhor.

3ª Etapa

  Peça aos alunos que, em duplas, peguem o material Cuisenaire, lápis preto, lápis colorido e papel quadriculado para realizar as seguintes atividades:

Jogo Livre

As crianças brincam e fazem montagem de figuras, juntando as barras em diferentes formas, familiarizando-se com o material e usando a criatividade.

Podem fazer classificações espontâneas por cor, tamanho ou forma.

Jogo de formar trenzinhos

  Peça aos alunos que formem um trenzinho com barras da mesma cor. Depois, pinte-o na folha quadriculada.

  Depois, outro trenzinho usando duas cores de barras diferentes, depois, pinte-o na folha quadriculada.

  Também peça para eles fazerem outro trenzinho, com as cores que desejarem.

  Eles deverão mostrar aos amigos e pintá-los na folha quadriculada.

4ª Etapa

  Peça aos alunos que, em duplas, peguem o material Cuisenaire, lápis preto, lápis colorido e papel quadriculado para realizar as seguintes atividades:

Jogo da Ordem
Os alunos devem executar as seguintes ordens:

  Peguem o material e separem uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior.

  As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e (–1) na decrescente. Não falar em números.

Pinte as barras de sua escada no quadriculado, nas cores correspondentes.

  Agora, observe a escada formada pelas barras e responda:

  Qual barra é menor?

  Qual é a maior?

  Qual vem depois da vermelha?

  Qual barra vem antes da verde-escura?

  Qual é a barra que completa cada degrau da escada, deixando o degrau do tamanho da barra seguinte?

  Quantas barras brancas formam uma verde-clara?

  Descubra, com o material, quantas barras brancas são necessárias para formar cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre no caderno as descobertas.

  Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas

  O que você pôde observar quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e registre as conclusões.

5ª Etapa: Jogo da Formação de Números

Pegue seu Material Cuisenaire. Descubra combinações usando apenas duas barras, que juntas, tenham o mesmo comprimento de uma outra barra.

Exemplos:
*vermelha = branca + branca
*verde-claro = branca + vermelha
*verde-claro = vermelha + branca
*lilás = vermelha + vermelha
*lilás = verde-claro + branca
*lilás = branca + verde-claro

  Pinte as combinações que você descobriu na folha quadriculada.

Jogo da Adição

Questões aos alunos:

  Para formar os quadros do jogo anterior, você encontrou duas barras que, juntas, tinham o mesmo comprimento de outra barra, correto?

  Descubra e complete, observando a barra vermelha e a combinação equivalente a ela que você pintou:

Você usou ____ barra branca mais uma barra _______ o que equivale a uma barra vermelha, isto é, 1 + 1 = 2.

  Escreva a adição ao lado de cada representação que você fez do jogo anterior.

Jogo da Adição com mais barras

  Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra amarela.

  Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras, perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.

  Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da propriedade.

  Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra marrom.

  Monte todas as opções que você descobrir:
(Exemplo: barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.)

  Registre as adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.

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